Percurso do frete
Atenção: Esta parte ainda está em desenvolvimento! Parte do texto pode estar faltando ou desatualizado.
O percurso de um frete é o conjunto de checkpoints entre a origem e o destino da entrega. Na maioria dos casos, esse percurso será somente o caminho direto de A até B. Contudo, em alguns casos (como em entregas para o interior), é interessante acompanhar por quais modais e/ou transportadores o frete está passando.
Pernas e checkpoints
Uma perna equivale à um trecho de um percurso, onde o transportador levará o frete de um Checkpoint A até um Checkpoint B. Esses checkpoints podem ser a origem e o destino do frete inicial.
Normalmente os fretes terão somente uma perna, contudo é possível separar um percurso em múltiplas pernas, cada um com seu transportador definido. Basta adicionar nas configurações do frete, dentro do sistema.
Além disso, cada perna poderá ter uma previsão de finalização, indicando quando que o transporte irá chegar no final do trecho.
Status da perna
Cada perna também possui seu status, indicando se a perna ainda está pendente ou se já foi concluída. Esses status são:
- Perna Pendente
- Perna Finalizada
Prestador de serviço (transportador)
O módulo de prestador de serviço é utilizado na configuração de percurso do frete, e pode ser atreleado à uma ou mais pernas. Dessa forma, é possível acompanhar qual o responsável por aquele trecho de um frete.
O sistema também conta com uma integração com o PAE (Painel Administrativo de Embarcações) para utilizar os barcos cadastrados no sistema externo também como prestadores de serviços, podendo conectar-los com os trechos dos fretes da NavegamLog.
Caso nenhum prestador de serviço seja selecionado, o transportador padrão NAVEGAM será utilizado como fallback.