Contratos de empresa
Os contratos de empresa servem para precificar um determinado frete para uma empresa. Eles podem levar em consideração os atributos do produto ou do percurso da viagem para estipular um valor de um frete.
Todo contrato tem a seguinte lista de parâmetros, para calcular o preço:
- Tipo de contrato
- Regras do contrato
- Taxa de retorno
- Taxa de insucesso
Esses contratos são gerenciados somente pelo administrador do sistema.
Um contrato de empresa é necessário para o fucionamento dos processos de criação de frete. Caso nenhum contrato seja encontrado para precificação, um erro é retornado pelo sistema.
Contrato primário X Contrato secundário
Além dos campos acima, um contrato pode-se diferenciar sendo um primário ou secundário. Caso ele seja um contrato primário, significa que ele é um "contrato padrão", ou seja, será utilizado quando nenhum outro contrato parece apto para o frete. Já um contrato secundário é específico. Ele vale para cidade/locais definidos ou um certo intervalo de CEP.
Quando o sistema busca um contrato para precificar um frete, os contratos secundários são priorizados, devido à sua especificidade.
Tipos de contrato
Por peso
Neste tipo de contrato, intervalos de peso são definidos juntos ao seu preço, e também um adicional por kg. Dependendo do peso total bruto dos itens de um frete, o preço é calculado e definido para o frete.
Por volume
Neste tipo de contrato, intervalos de volume são definidos juntos ao seu preço, e também um adicional por kg. Dependendo do volume total dos itens de um frete, o preço é calculado e definido para o frete.
Por nota fiscal - Fixo
Um preço fixo é especificado para cada frete.
Por nota fiscal - Relativo
Uma porcentagem do valor total da nota fiscal é especificado para cada frete.
Por KM Rodado
O valor é definido a partir da quilometragem da viagem, desde o último ponto até a entrega.
Quando estimado (pela rota de API /estimate-cost), a origem e o destino são considerados para a precificação, porém durante a rota de entrega
este não é o caso.

Para calcular o valor real de um frete, por km rodado, primeiro a rota é criada e ordenada (de acordo com o usuário). Em seguida para precificar um frete X, dentro desta rota, se observa o último local antes da entrega deste frete X, e é calculado a quilometragem à partir deste percurso.
Essa técnica foi adotada para encorajar usuários à criar rotas com múltiplos fretes, já que é mais econômico e efetivo.